terça-feira, 21 de julho de 2009

Atividade 1


De volta às aulas, recomeça o ciclo de um novo ano escolar com reuniões, calendários, aulas e avaliações previsíveis. Adoramos rituais, datas comemorativas, dias de festa. Gostamos dos calendários, dos ciclos, dos ritos de passagem, como as festas de quinze anos, de casamento; de ingresso e formatura da Faculdade. Vivemos uma tensão permanente entre a previsibilidade do rito e a emoção do novo, do diferente; entre o real vivido e o real imaginado. Os ritos nos acalmam e o diferente nos estimula.A educação está cheia de rituais: de entrada, de permanência e de saída. Dentro da nossa mente vive o conceito de semestralidade, o do período de aulas, as salas, os exames, o período de férias. Parece que sem eles não aprendemos de verdade.Ao mesmo tempo, essa previsibilidade nos sufoca, empobrece, banaliza. A busca pela novidade, pela mudança, pelo diferente atrai e assusta. Desejamos mudar, mas nos sentimos confortáveis nos modelos conhecidos, nos rituais sempre repetidos. Só quando esses rituais se tornam insuportáveis, incongruentes e antieconômicos é que o desejo de mudança começa a pesar mais e nos pressiona para novos caminhos.Parte das pessoas já está nessa fase de transição para outros modelos, já superou o medo da mudança. Uma outra boa parte ainda prefere, mesmo com ressalvas, manter-se na segurança dos ritos conhecidos. Apesar do desejo de mudança, a maioria permanece na previsibilidade do conhecido, no conforto do modelo já testado, no aconchego do ninho.Mesmo dentro de estruturas e ritos previsíveis, é importante a experimentar novidades, a arriscar experiências, a fazer atividades diferentes. A repetição sem inovação numa época de grandes mudanças é o melhor caminho para o empobrecimento, para o desânimo e para o fracasso.
Prof. Manoel Moran


Atividade 1 - Leia o texto acima, reflita sobre o mesmo e poste suas conclusões em "comentários". Não esqueça de se identificar.

domingo, 19 de julho de 2009

Curso de Formação Continuada: Introdução à Educação Digital

EEB. ABÍLIO CÉSAR BORGES - Início 20 de julho de 2009


  1. Ademir José Gava
  2. Angela Maria B. da Rosa
  3. Clovia Medeiros
  4. Elaine Savio Zanelatto
  5. Fatima Antonia F. Baldessar
  6. Gislaine Elias Sperfeld
  7. Graciela Maccarini
  8. Jucelia Alexandre Gava
  9. Karoline Abel dos Santos Colombo
  10. Luther Vargas Jacques
  11. Maria Estela Milanez Brogni
  12. Mileide Figueiredo Constante
  13. Mônica Dal Sasso Guislandi
  14. Neila de Fátima B. C. Nuernberg
  15. Neusa Cristina Gava Nazario
  16. Patricia Rocha dos Santos
  17. Patricia Ronsani
  18. Rosangela Mezari
  19. Solange Brogni Destro
  20. Teresa Isabel Bortolotto
  21. Vera Lucia Gava Orlando

EEB. HUMBERTO DE CAMPOS - Início 22 de julho de 2009




  1. Adilson A. Mendes
  2. Carlos Engle de Moraes
  3. Cintia B. Hertel Zanette
  4. Deise N. H. Nuernberg
  5. Edneia Reginaldo de Freitas
  6. Eliane M. Rosa Schlemper
  7. Glads Silva da Cunha Santos
  8. Ines Coan Salvaro
  9. Josete Tiscoski Nesi
  10. Judite Tiscoski
  11. Luciana Daminelle Eugenio
  12. Magda Shaqur
  13. Marelize Zanette
  14. Mariza de Aguiar dos Santos
  15. Mercy Ferreira
  16. Patricia F. Marcelino
  17. Rui Cesar Sombrio
  18. Sandra Regina M. Teixeira
  19. Tomazia A. B. Martinhago

Boas Vindas aos cursistas

Caro(a) cursista,
Seja bem-vindo(a) ao Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional–Proinfo Integrado.
Esse Programa, promovido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), em parceria com o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), é constituído por um conjunto de processos formativos que tem como objetivos promover a inclusão digital dos professores e gestores das escolas públicas e dinamizar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.
São duas as principais ações desse Programa: Curso de Introdução à Educação Digital (40h) e o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).
O Curso de Introdução à Educação Digital tem como objetivo contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação básica dos sistemas públicos de ensino (professores e gestores escolares). Tem também a intenção de promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, a partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas.
Desejamos sucesso no estudo e na sua prática pedagógica.
A Coordenação do Curso