terça-feira, 21 de julho de 2009

Atividade 1


De volta às aulas, recomeça o ciclo de um novo ano escolar com reuniões, calendários, aulas e avaliações previsíveis. Adoramos rituais, datas comemorativas, dias de festa. Gostamos dos calendários, dos ciclos, dos ritos de passagem, como as festas de quinze anos, de casamento; de ingresso e formatura da Faculdade. Vivemos uma tensão permanente entre a previsibilidade do rito e a emoção do novo, do diferente; entre o real vivido e o real imaginado. Os ritos nos acalmam e o diferente nos estimula.A educação está cheia de rituais: de entrada, de permanência e de saída. Dentro da nossa mente vive o conceito de semestralidade, o do período de aulas, as salas, os exames, o período de férias. Parece que sem eles não aprendemos de verdade.Ao mesmo tempo, essa previsibilidade nos sufoca, empobrece, banaliza. A busca pela novidade, pela mudança, pelo diferente atrai e assusta. Desejamos mudar, mas nos sentimos confortáveis nos modelos conhecidos, nos rituais sempre repetidos. Só quando esses rituais se tornam insuportáveis, incongruentes e antieconômicos é que o desejo de mudança começa a pesar mais e nos pressiona para novos caminhos.Parte das pessoas já está nessa fase de transição para outros modelos, já superou o medo da mudança. Uma outra boa parte ainda prefere, mesmo com ressalvas, manter-se na segurança dos ritos conhecidos. Apesar do desejo de mudança, a maioria permanece na previsibilidade do conhecido, no conforto do modelo já testado, no aconchego do ninho.Mesmo dentro de estruturas e ritos previsíveis, é importante a experimentar novidades, a arriscar experiências, a fazer atividades diferentes. A repetição sem inovação numa época de grandes mudanças é o melhor caminho para o empobrecimento, para o desânimo e para o fracasso.
Prof. Manoel Moran


Atividade 1 - Leia o texto acima, reflita sobre o mesmo e poste suas conclusões em "comentários". Não esqueça de se identificar.

20 comentários:

  1. “O repetitivo nos torna confiantes e o novo nos causa resistência”.

    A cada dia somos surpreendidos com novidades tecnológicas, médicas, pedagógicas e entre outras; confirmando o conceito que temos em relação ao tempo: “O tempo não para”. Cada vez mais cedo as crianças estão em contato com as tecnologias digitais.
    Nos dias atuais, com a facilidade de se obter todas e quaisquer informações surgem novos perfis de alunos. As escolas tradicionais deparam-se com a necessidade de questionar seus métodos e propostas curriculares. O educador torna-se um elo entre os conhecimentos e as tecnologias inovadoras, transformando o processo de aprendizagem possibilitando práticas pedagógicas inovadoras.
    A preocupação com a prática pedagógica mais motivadora sugere a necessidade de se compreender a importância da ludicidade na construção do conhecimento.
    O mundo nos exige uma ação, ou seja, uma atitude, sairmos do comodismo e irmos em busca de novos conhecimentos. O novo ainda causa uma certa resistência e em alguns, medo de tentar e fracassar sendo ainda utilizado como válvula de escape para isso o repetitivo (a velha prática), vou utilizar esta prática, pois tenho certeza que dará certo.
    De que adianta dominar uma prática pedagógica, sendo que a mesma é considerada ultrapassada (repetitiva)?
    O educador deve ter por objetivo em sua prática docente o desenvolvimento da capacidade crítica do educando bem como sua curiosidade.
    Necessitamos assumir novas posturas e atitudes diante das mudanças com muita confiança e interesse, pois o que nos torna bem sucedidos é a nossa vontade de adquirirmos novos modelos e práticas de aprendizagem, que levem os alunos a terem interesse e juntos assumirmos uma educação de qualidade.

    Patricia Rocha dos Santos

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  2. Professor moderno é aquele que nunca para de buscar comhecimentos seja através de livros,filmes,jornais e revistas. Mudança se faz o tempo todo,no momento em que é necessário na sala de aula. O aluno não quer aulas repetitivas ,chatas e nem de escolas tradicionais ,ele também ajuda o professor a sair desses mesmos rituais. Quando a escola trabalhar coletivamente as necessidades da nossa sociedade de forma agradável e convincente,tudo será diferente. Enquanto isso,tentamos não parar no tempo.

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  3. Eliane Muniz da Rosa Schlemper/E.E.B. Humberto de Campos7 de agosto de 2009 às 10:52

    "Mudanças geram conflitos"
    Começa com o conflito interno,onde percebemos que algo não está mais nos agradando,essa descoberta gera uma insatisfação e consequentemente teremos que quebrar,aquele conceito,aquela opinião que muitas vezes formamos ao longo dos anos.E agora?mudar? sim mudar!mas é tudo novo, é trabalhoso, pode ser que não dê certo, vai haver críticas.É! mudar pode implicar em tudo isso,mas pode também dar certo,ou pode ainda ter acertos em alguns pontos e errar em outros.O importante é estarmos abertos à mudanças,precisamos tentar,ousar,se não der certo,começar tudo de novo só assim com esse espírito de inovação, com uma dose de insatisfação,e também disposição para os acertos e erros,agregaremos experiências,conhecimento e melhor estaremos evoluindo como ser humano e contribuindo para a evolução de outros também.Bem diz o profº Manoel Moran autor do artigo os desafios da educação " se continuarmos sendo repetitivos, estaremos cada vez mais empobrecendo como profissionais e eu diria também como ser humano.

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  4. Josete Tiscoski Nesi - E.E.B.Humberto de campos.
    disse...

    "Superar o medo da mudança"
    O medo do novo é comum para quem está na ativa muito tempo.A busca por mudanças é um caminho que nos leva para as novidades tecnológicas, os modelos atuais, que atrai cada vez mais nossos alunos.
    O mundo nos leva para novas ações, ou seja, temos que sair do comodismo e buscar novos conhecimentos para não sermos repetitivos.
    Diante das grandes mudanças que vem acontecendo, temos que nos adequar as evoluções para melhr conduzir as nossas aulas.

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  5. Segundo Portella: "Uma criança chega na escola com seis ou sete anos de idade, após ter assistido mais ou mesnos 5 mil horas de televisão e a primeira frase que sua professora lhe ensina é: A PATA NADA." Será que já nos perguntamos: Por que será que os momentos mais agradáveis para nossos alunos é antes de bater o sinal para iniciar as aulas, durante o recreio e quando bate o sinal para irem embora. Parece que a pratica pedagógica em sala de aula em pleno século XXI, com o mundo em constante mudanças bruscas em todos os campos do conhecimento não está chegando nas salas de aulas e tornando nossas atividades atraentes o suficiente para que o aluno se sinta motivado a aprender novos conhecimentos. Muitos docentes já estão no magistério há mais de 15 ou 20 anos e continuam com a mesma prática pedagógica todos os anos, talvez por insegurança ou medo da mudança ou simplesmente por comodismo. Para conseguirmos obter de nossos alunos a máxima atenção e aprendizado possível, devemos lançar mão de novas ferramentas, novos métodos de ensino, sem medo de errar ou de não dar certo, pois, somente saberemos se realmente tentarmos mudar nossa conduta como educadores modernos. Caso não acompanhemos a evolução tecnológica aplicada na educação, ficaremos para trás, e nossas aulas se tornarão cada vez mais absoletas e sem sentido para nossos alunos.
    "MESMO QUE NÃO ACERTAMOS EM NOSSAS MUDANÇAS PEDAGÓGICAS, O IMPORTANTE É QUE TENTAMOS."
    Adilson Mendes
    EEB HUMBERTO DE CAMPOS

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  6. Atividade 1
    Os desafios da Educação:

    A ideia central do texto sem duvida é:
    “A repetição sem inovação numa época de grandes mudanças é o melhor caminho para o empobrecimento, para o desânimo e para o fracasso.”
    Acredito que aprendemos mesmo é com o diferente, com o novo, pois ele nos força a pensar, estudar para que possamos entender sua nova dinâmica de funcionamento.
    Na verdade os “ritos” nos levam a uma “zona de conforto”, haja visto que são previsíveis, nos dão uma sensação de segurança do ponto de vista do conhecimento.
    Já o novo, o desconhecido, nos leva a novas buscas, novos desbravamentos, novos conhecimentos.
    Esse processo de mudança, da zona de conforto para o desconhecido gera insegurança, pois tudo que não conhecemos, nos deixa inseguros, aflitos de certa forma.
    Mas, a partir do momento que ultrapassamos esta barreira, temos a sensação de crescimento, auto cofiança, superação e enriquecimento pessoal.

    Aluna: Magda Shaqur
    EEB Humberto de Campos
    Curso de formação continuada 40 h

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  7. Vera Lucia Gava Orlando / EEB Abílio César Borges

    Toda e qualquer mudança amedronta o ser humano. Algumas pessoas enfrentam, encaram de imediato, como sendo um desafio, mas é a minoria. É muito mais fácil e cômodo, dizer não. Só que é o próprio ser humano que perde com isso.
    O dizer sim, normalmente requer trabalho, disponibilidade, significa muitas vezes deixar de lado compromissos particulares.
    É muito fácil recomeçar o ciclo de um ano escolar e simplesmente seguir o PPP de anos anteriores, sem a preocupação de mudança alguma, esquecendo-se que educação é processo e processo é mudança.
    Portanto temos que enfrentar, mesmo que lentamente, essa mudança e se for com prazer e interesse, o resultado com certeza, será positivo e a emoção do novo será gratificante.

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  8. Comentário. Repetir o que já está pré estabelecido realmente é cômodo demais, e isto nos trava para novas descobertas e novos desafios. Além do que o novo precisa ser testado e aprovado e isso cria uma expectativa que a maioria prefere não vivenciar, continuando assim a copiar, copiar,copiar...

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  9. “ O medo da mudança”
    O repetitivo se torna uma coisa chata, mas muitas pessoas estão acomodadas, achando que assim não erram, pois a pratica antiga não tem erro (ela é dominada). Temos que arrancar esse medo e olhar para frente.
    Inovar é bom para um aprendizado melhor. A tecnologia inovam a cada dia que passa e transforma o processo de aprendizagem. Precisamos sair da rotina, ir atrás de novos conhecimentos. O tempo não para, e nós também não podemos parar, assim, nos tornamos mais sucedidos.
    Os alunos precisam de coisas novas para aprender não por obrigação e sim por interesse próprio.
    Não adianta dizer eu tenho 15 anos de experiência seja em qualquer profissão utilizando sempre a mesma pratica pois é preciso inovar trazer novos conhecimentos para o seu dia a dia de trabalho e para sua casa também. Por exemplo um medico ele não pode parar pois no tempo em que estamos a cada dia surgem novas doenças, ele precisa de novas tecnologias, de novos conhecimentos estar sempre inovando.
    Vamos perder o medo de errar, e pensar sempre positivo, pois pensar positivo nos atrai coisas boas.

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  10. Este texto me fez refletir e perceber o quento precisamos compreender a realidade em que atuamos e planejar melhor e com mais critérios nossa prática pedagógica e tentar sair desta "zona de conforto" que sinto que ainda faço fazer parte, mas que desejo aos poucos, e este curso já foi o começo, buscar um caminho, um novo cenário, mais informações e outras possibilidades e oportunidades.
    O novo ainda assusta e causa desconforto.
    Não é fácil e nem vais ser de uma hora para outra.
    O importante é estar atento para querer mudar e repetir sim mas de forma diferente, sempre buscando algo mais.
    Sandra Regina Medeitos Teixeira.

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  11. Mudar requer atitude, coragem, conhecimento. Quando esta mudança é referente à educação, as dificuldades são maiores, já que os resultados são conhecidos somente à longo prazo.
    Nós educadores, somos resistentes à mudanças por acomodação e medo.
    Manoel Moran, professor autor do texto, escreve com clareza acerca disso e a frase de conclusão, reflete bem o estado em que nos encontramos: “A repetição sem inovação numa época de grandes mudanças é o melhor caminho para o empobrecimento, para o desânimo e para o fracasso.”
    Mais que métodos de ensino, o avanço tecnológico não pode ficar fora das escolas.
    Precisamos rever conceitos e nos adequar aos novos tempos, pois a julgar pelo conhecimento e informações que nossos alunos trazem nesta área, nós educadores nos tornaremos “instrumentos obsoletos” nas salas de aula.

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  12. conforme o texto acima, sempre tentamos levar nova informação, aos nossos alunos de maneira mais clara e simplificada relacionando diretamente com o seu cotidiano.
    Mas nem sempre conseguimos atingir os nossos objetivos mais como educadores nunca desistimos.
    Quremos sempre tornar os nossos alunos cidadãos críticos integrantes da sociedade.

    Solange Brogni Destro
    EEB ABÍLIO CÉSAR BORGES

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  13. A cada ano que recomeça nos deparamos com inúmeros afazeres escolares e vivenciais, as vezes nos deixamos levar por comentários como vamos fazer algo que não é claro aos nossos conhecimentos outras vezes temos medo de arriscar, fazendo atividades diferentes por não termos segurança daquilo que estamos fazendo. quando não inovamos deixamos nos levar pelo fracasso ao qual nenhum profissional na área de educação poderia deixar com que isso acontecesse mas somos seres humanos iguais a qualquer outros profissionais e não máquinas sem sentimentos.

    ELAINE SAVIO ZANELATTO
    EEB ABÍLIO CÉSAR BORGES

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  14. não é concebível que o professor ainda se esconda no medo de inovar, que prenda seus alunos nos laços da velha pedagogia, finja que o mundo se resume em seus livros arcaicos, velhos planos de aula, carteiras enfileiradas, exercícios amarelados e silêncio absoluto...
    Ele precisa sair do baú e ficar atento às mudanças e aberto as atualizações, se reciclar.... Promover situações que envolvam os alunos evitando a exclusão, respeitando suas individualidades e promovendo assim uma aprendizagem mais significativa com pratica e avaliações coerentes para que possa elaborar novas propostas pedagógicas.

    ANGELA - EEB ABÍLIO CÉSAR BORGES

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  15. Mudar é imprescindivel. A informatização, por exemplo, é uma otima maneira do professor poder registrar o nivel de interesse dos alunos por dseterminados conteudos. Na internet, encontramos excelentes sugestoes de atividades para tornar nosso trabalho mais dinamico. Nosso papel é orientar os alunos para que entendam a diferença entre obter informaçoes e construir conhecimento. Aceitar essas mudanças é necessário para que não fiquemos aquem dos alunos!

    Neusa Cristina Gava Nazario
    EEB Abilio Cesar Borges

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  16. Da forma como a educação se encontra hoje, nao é facil prender a atenção dos alunos. Para que o professor consiga esta faceta, é necessario que aceite as mudanças que sao imprescindiveis para melhor aprendizagem dos alunos. Mudar é imprescindivel e cabe ao professor estar aberto aos avanços da sociedade.

    Neila de Fatima Nuernberg
    EEB Abilio Cesar Borges

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  17. Mudança ainda é sinônimo de medo. Cabe-nos aceitar os avanços existentes e nos adaptar a este novo contexto. Sem haver mudanças, a educação não avançará e não atenderá às necessidades dos alunos.

    Rosangela Mezari
    EEB Abilio Cesra Borges

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  18. Buscar o novo, sempre causa medo e insegurança. Mas devemos inovar o nosso cotidiano na sala de aula.
    Através de experiências novas e mudanças nas várias formas de avaliar. Só assim chegaremos a uma conclusão positiva, deixando de lado os ritos previsíveis. Arriscando e experimentando e fazendo atividades diferentes, e que tiramos uma conclusão concreta em sala de aula.

    TERESA ISABEL BORTOLOTTO
    EEB ABÍLIO CÉSAR BORGES

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  19. Mudar é necessário, aceitar as mudanças é que são elas! É comum percebermos lutas de classe e discussões frequentes acerca de mudanças. Professor resiste sempre, mas, com o passar do tempo, percebe que as mudanças trazem resultados positivos e acabam acietando. Sem mudanças, não há educação! Sem educação não é possível haver organização na sociedade!
    ADEMIR JOSE GAVA
    EEB ABILIO CESAR BORGES

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