quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Atividade 3 - O USO PEDAGÓGICO DO PACOTE EDUCATIVO DO LE 3.0

Escolha um dos jogos incluído no pacote educativo do LE 3.0 que tenha relação com a sua disciplina, explore e descreva como você irá utilizá-lo em sala de aula. Poste em "comentários" e não se esqueça de colocar seu nome.

19 comentários:

  1. Atividade 3
    O Uso pedagógico do pacote educativo do LE 3.0

    O LE 3.0 é muito bom, mas na versão 2.0 tínhamos o Gcompris, (meu preferido), jogo on line de alfabetização que além de lúdico é educativo e muito divertido.
    Nós utilizávamos com os alunos em fase de alfabetização, é uma chuva de letrinhas caixa alta, onde os alunos devem digitar as letras em um tempo determinado pelo computador.
    Na versão 3.0 temos o Gcompris, mas, que pena, todo em inglês, o que torna quase impossível a sua utilização pelas crianças.

    Magda Shaqur
    EEB Humberto de Campos
    Monitora Sala TI
    Curso de formação Continuada. 40 h

    ResponderExcluir
  2. Josete Disse...
    O uso do pacote educativo do LE 3.0

    O programa utilizado é o TUX PAINT
    Este programa além de educativo é um programa que vai de encontro com a área de Artes.
    Utilizaremos as cores, para melhor entender o tema trabalhado.
    O programa além de educativo é divertido.
    As crianças vão aprender brincando.

    Josete Tiscoski Nesi
    E.E.B.Humberto de Campos.

    ResponderExcluir
  3. Escolhi do pacote do LE 3.0, o bloco ABC- MATEMÁTICA- Exercçios com frações. Um exelente exercício para os alunos testarem se sabem somar e diminur frações. Traria os alunos para a sala informatizada e faria com que todos na área de trabalho acessasse do pacote Linux "Exercícios com frações para que além de treinarem soma e subtração de frações também aprendessem a transformá-la em franções com parte inteira e o restante decimal.
    EEB HUMBERTO DE CAMPOS
    Adilson

    ResponderExcluir
  4. Um dos jogos que achei interessante foi o "Aprender o alfabeto" que vem incluído em Idiomas. Achei interessante pelo fato de possibilitar a aprendizagem do alfabeto e sílabas em inglês, principalmente com os alunos da 5ª série que já iniciam as séries finais do ensino fundamental com um certo receio diante do novo. Sendo o inglês uma das novidades. E com este recurso pode-se incluir na aprendizagem da criança de maneira descontraída e educativa.

    Patricia Rocha dos Santos
    EEB Abílio César Borges

    ResponderExcluir
  5. Eliane Muniz da Rosa Schlemper/ E.E.B.Humberto de Campos21 de agosto de 2009 às 16:47

    Considero muito atrativo a crianças um dos jogos mais antigos e utilizados em salas de aula o "jogo da forca"que encontramos no pacote LE 3.0 em idiomas.É de fácil entendimento,com apenas uma regra excedeu a o desenho do enforcamento morreu.Mas para uma boa memorização da correta escrita das palavras considero excelente.

    ResponderExcluir
  6. Vera Lucia Gava Orlando – EEB Abílio César Borges

    Kbruch (Exercícios com frações) é um pequeno programa para praticar o cálculo com frações. Portanto 4 exercícios diferentes são oferecidos.
    Problemas envolvendo frações - neste exercício, você tem que resolver uma tarefa fração dada, pode ser adição, subtração, multiplicação,divisão e todas as operações misturadas. Você tem que digitar o numerador e o denominador. Este é o exercício principal.
    Comparação - neste exercício, você tem que comparar o tamanho de 2 frações indicadas.
    Conversão - neste exercício, você tem que converter um dado número em uma fração.
    Fatoração - neste exercício, você terá de fatorizar um dado número nos seus fatores primos.
    Em todos os exercícios diferentes KBruch irá gerar uma tarefa e o utilizador tem de resolvê-lo. O programa verifica a entrada e fornece um feedback sobre isso.
    KBruch faz a contagem de quantas tarefas foram resolvidos e quantos foram resolvidos corretamente.

    ResponderExcluir
  7. Tux Paint é um programa educativo e divertido.As crianças vão aprender brincando.
    No Tux Paint as criaças poderam criar desenhos utilizando cores,formas, carimbos e escrever nos desenhos.

    ResponderExcluir
  8. Na versão 2.0 o Gcompris tinha um joguinho em que a criaça precisa dar o resultado da continha de matemática antes que seja tarde demais pois aparece o mascote do linux, o TUX que vem descendo na tela lentamente. Se a crinça acerta em tempo outra continha vai aparecendo o que requer rapidez de raciocinio e destreza ao digitar o numero certo. A criança pode passar para outros níveis e o joguinho vai ficando mais difícil. Os alunos adoram esta atividade principalmente se estão em duplas. A atividade trabalha com a adição e subtração.
    Sandra Regina de Medeiros Teixeira.

    ResponderExcluir
  9. Jogo Khangman – Jogo da Forca tem como função divertir os alunos de todas as séries. O jogo é composto por 4 níveis: animals, easy, mediun, hard sendo que o idioma padrão é o inglês. É só ir digitando as letras e ir formando as palavras.

    Maria Estela / EEB Abílio César Borges

    ResponderExcluir
  10. Jogo Hagaquê: O jogo já vem com os quadrinhos prontos é só ir editando o texto e incluindo figuras, a partir de figuras selecionadas pelos alunos podem criar histórias em quadrinhos. Podendo ser explorado tanto no inglês como no português.

    ResponderExcluir
  11. Kpercentage é um pequeno aplicativo de matemática que irá ajudar os alunos a melhorar suas habilidades no cálculo de porcentagens. O jogo possui três níveis: fácil, médio e louco. O número de tarefas variam de 1 a 10 e há quatro tipos de exercícios.

    ResponderExcluir
  12. Kalzium lhe fornece todos os tipos de informações sobre a tabela periódica dos elementos. Você pode consultar diversas informações sobre os elementos.
    Você pode visualizar a tabela periódica dos elementos dos grupos, blocos, comportamento ácido, as famílias, a estrutura de cristal ou de diferentes estados da matéria. Você pode plotar os dados para um intervalo de elementos de propriedades como a densidade ou a massa atômica. Você pode voltar no tempo e ver que elementos eram conhecidos em uma determinada data. Você também pode calcular a massa molecular das moléculas.

    Solange Brogni Destro
    EEB ABÍLIO CÉSAR BORGES

    ResponderExcluir
  13. optei por exercícios de matemática sobre frações, no qual os alunos possuem bastante dificuldades. trazendo nossos alunos para uma aula diferente e informatizada (sala de informática), entrar no linux "Exercícios com frações", são exercícios para testar se sabem somar e diminuir frações. E indo um pouco além, testando também transformações de frações inteiras e decimais.

    MÔNICA DAL SASSO GHISLANDI
    EEB ABÍLIO CÉSAR BORGES

    ResponderExcluir
  14. Jogo da forca - Consiste numa atividade interessante que trabalha a atenção do aluno. O objetivo é advinhar a palavra que está sendo solicitada. A turma define, com o professor, o tema escolhido, em seguida coloca no quadro riscos horizontais equivalentes ao número de letras que formam a palavra. Para cada letra, um risco. Os alunos vão citando letras, que se fizerem parte da palavra, serão utilizadas para preencher o espaço que ocupam na palavra, facilitando para descobrir a palavra toda. Em caso de erro, o professor vai desenhando o suporte, em seguida o L ao contrário, desenha a forca com o boneco. É bem divertido e os alunos adoram!
    Graciela Maccarini
    EEB Abilio Cesar Borges

    ResponderExcluir
  15. Ao analisar o ícone multidisciplinar em desenho Tux Paint observei que posso estar trabalhando com as séries iniciais linhas, formas, cores e desenhos de maneira mais produtiva para os alunos.

    ELAINE SAVIO ZANELATO
    EEB ABÍLIO CÉSAR BORGES

    ResponderExcluir
  16. Jogo da forca - É um jogo interessante que desenvolve a atenção do aluno. O professor define o tema, em seguida coloca no quadro riscos horizontais de acordo com o número de letras que formam a palavra. Para cada letra, um risco. Os alunos vão falando letras, que se fizerem parte da palavra, serão utilizadas para preencher o espaço que ocupam na palavra. Em caso de erro, o professor vai desenhando a forca. Um item para cada erro.

    Neila Nuernberg
    EEB Abilio Cesar Borges

    ResponderExcluir
  17. Kstars é um planetário que retrata uma simulação do céu a noite, incluindo estrelas, constelações, aglomerados de estrelas, nebulosas, galáxias, todos os planetas, o Sol, a Lua, cometas e asteróides. Você pode ver o céu como ele aparece em qualquer local da Terra, em qualquer data.

    ROSANGELA MEZARI
    EEB ABÍLIO CÉSAR BORGES

    ResponderExcluir
  18. Jogo HagáQuê - É uma atividade que consiste no aluno escolher figuras já disponibilizadas pelo jogo e adicionar nos quadros, inserindo balões para as falas, criando histórias em quadrinho. Pode ser utilizado em inglês e português. Estimula a criatividade e prende a atenção do aluno, levando-o a gostar da leitura e do estudo de línguas.

    Cristina Gava Nazario
    EEB Abílio Cesar Borges

    ResponderExcluir
  19. Tux Paint - É uma forma de permitir que o aluno coloque sua criatividade a funcionar! Numa tela em branco, pode-se tanto pintar uma figura escolhida, como fazer seu próprio desenho. Os recursos são inúmeros, como formas, linhas, carimbos, pinceis, alfabeto para escrita e tantos outros. É uma atividade excepcional, vale a pena conferir!

    ADEMIR JOSE GAVA
    EEB ABILIO CESAR BORGES

    ResponderExcluir