quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Atividade 4 - NAVEGAÇÃO, PESQUISA E SEGURANÇA NA INTERNET

Pesquise na Internet sobre:
1) Direitos Autorais na Internet;
2) Segurança na Internet.
Escreva uma breve reflexão sobre os mesmos e poste em "comentários".

21 comentários:

  1. Josete Tiscoski Nesi - Humberto de Campos
    Disse...
    1 - Direitos autorais na internet.
    A recente explosão da informática está provocando o surgimento deuma nova cultura, com novos conceitos de comercialização . Um dos problemas básicos em discussão sobre a internet aindaé definir se ela é uma mídia impressa, como jornais, revistas e livros. Se fosse estaria fora de qualquer controle ou censura.
    A internet está criando um verdaddeiro caos á medida que rompe qualquer barreira, pois torna a proteção aos direitos autorais- que atualmenteé territorial - obsoleta. è preciso, portanto que se crie um código universal plenamente funcional.Do contrário, vamos continuar nos perguntando " de quem é a responsabilidade sobre os direitos autorais na internet?" e não dando nenhuma solução satisfatória.

    2 - Segurança na internet

    Quando você sai de casa, certamente toma alguns cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet, é igualmente importante pôr em prática alguns procedimentos de segurança, já que golpes, espionagem e roubo de arquivos e senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem ter na Web.
    1 - Saia usando Logout
    2 - Crie senhas difíceis de serem descobertas
    3 - Mude a sua senha periodicamente
    4 - Use navegadores diferentes
    5 - Cuidado com downloads
    6 - Atente-se ao usar Windows Live Messenger, Google Talk, AIM, Yahoo! Messenger, entre outros

    ResponderExcluir
  2. DIREITO AUTORAL NA INTERNET
    A Lei 9610 de Direito autoral na Interne foi assinada em 19/02/1998. A novidade da internet tem trazido alguma confusão no que se refere a propriedade de conteudo disponibilizado on-line. As vezes pensa-se que qualquer conteúdo disponibilizado na Internet passa a pertencer ao "domínio público".

    http://www.e-commerce.org.br/direito

    SEGURANÇA NA INTERNET
    Para maior segurança de todos os usuários da internet, foi criado uma cartilha de segurança na Internet. O documento apresenta o significa-do de diversos termos e conceitos na Internet e fornece uma série de procedimentos que visam melhorar a segurança de um computador.
    http://cartilha.cert.br/conceitos

    EEB HUMBERTO DE CAMPOS
    Adilson Mendes

    ResponderExcluir
  3. Os conteúdos que disponibilizamos na internet,como textos e imagens, na verdade não são de domínio público.A apropriação indevida destes conteúdos podem gerar problemas de ordem jurídica.
    Na internet, é importante pôr em prática alguns procedimentos de segurança, já que golpes, espionagem e roubo de arquivos e senhas acontecem com frequência.
    Algumas dicas são interessantes:crie senhas difíceis de serem descobertas,mude a sua senha periodicamente,use navegadores diferentes,tome cuidado com downloads.


    Magda (monitora sala TI)
    EEB Humberto de Campos

    ResponderExcluir
  4. Eliane Muniz da Rosa Schlemper//E.E.B.Humberto de Campos24 de agosto de 2009 às 16:36

    A lei 9610 de fevereiro de 1998 determina Direitos e Deveres dos conteúdo postado na internet.Essa Lei traz determinações sobre plágio,vendas,distribuição,exposição de obras literárias,artisticas ou científicas.Quem à infringir essas determinações estará sujeitos a punições reservadas à referente Lei, uma vez que os conteúdos e imagens postados na internet nao são de domínio público.
    Falar de segurança na internet é complicado,penso que a internte é " um Mundo maravilhoso,porém sem dono",diante disso todo cuidado é necessário.Pessoas má intencionadas existem em todos os lugares,mas na internet é eu diria um modo mais abrangente e rápido de atingir várias pessoas descuidadas,portanto importante ler a " cartilha de segurança" que encontramos no site http//cartilha.cert.br

    ResponderExcluir
  5. Vera Lucia Gava Orlando - EEB Abílio César Borges

    Na internet, o autor tem os mesmos direitos do que em qualquer outro meio de comunicação. Ele pode proibir ou liberar o uso de sua obra como quiser, a quem quiser. A lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 refere-se a Direito Autoral na Internet.
    Talvez seja apenas uma questão de fiscalização, talvez tenhamos que repensar um pouco as leis.

    Segurança na Internet
    É importante que você se preocupe com a segurança de seu computador, pois você, provavelmente, não gostaria que:
    suas senhas e números de cartões de crédito fossem furtados e utilizados por terceiros;
    sua conta de acesso a Internet fosse utilizada por alguém não autorizado;
    seus dados pessoais, ou até mesmo comerciais, fossem alterados, destruídos ou visualizados por terceiros;
    seu computador deixasse de funcionar, por ter sido comprometido e arquivos essenciais do sistema terem sido apagados, etc.
    Tenha muito cuidado aos sites acessados e as e-mails que vier a receber, se for de conteúdo duvidoso.
    Todo cuidado é necessário.

    ResponderExcluir
  6. A novidade da internet tem trazido alguma confusão no que se refere a propriedade de conteúdo disponibilizado on-line. Muitas vezes pensa-se que qualquer conteúdo disponibilizado na internet, passa a pertencer ao domínio público, podendo ser utilizado livremente.
    (...) No Brasil: Os direitos autorais duram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subseqüente ao falecimento do autor. Além das obras em que o prazo de proteção aos direitos excedeu, pertencem ao domínio público também: as de autores falecidos que não tenham deixado sucessores; as de autor desconhecido, ressalvada a proteção legal aos conhecimentos étnicos e tradicionais” Domínio público – Wikipédia
    Segurança na Internet
    Os computadores domésticos são utilizados para realizar inúmeras tarefas, tais como: transações financeiras, sejam elas bancárias ou mesmo compra de produtos e serviços; comunicação, por exemplo, através de e-mails; armazenamento de dados, sejam eles pessoais ou comerciais, etc.
    Caso esses dados sejam direcionados, avise-os de maneira particular, pois toda e qualquer informação relevante sobre você pode ser usada indevidamente por pessoas má-intencionadas, inclusive para te localizarem.
    Se proteger no "mundo virtual" pode ser um pouco trabalhoso, mas é importante para evitar transtornos maiores. A maioria dos golpes e das "ciladas" pode ser evitada se o usuário estiver atento.

    EEB Abílio César Borges

    ResponderExcluir
  7. Segurança na Internet:
    Para navegar com maior segurança o internauta deverá apropriar-se da cartilha de Segurança na Internet, para poder se proteger melhor, pois a Internet é um local de fácil acesso à senhas e cartões de internautas menos cautelosos.

    Direito Autoral na Internet:
    A Internet tem trazido alguma confusão no que se refere a propriedade de conteúdo disponibilizado on-line. Pensa-se que qualquer conteúdo disponibilizado na Internet passa a pertencer ao "domínio público", podendo ser livremente utilizado. Esse é um engano que já trouxe problemas sérios a pessoas que, por desconhecimento da lei, se apropriaram indevidamente de textos, imagens ou outros tipos de conteúdo disponibilizados na Internet. Mais grave ainda é a apropriação e utilização de produtos digitais comercializáveis. Foi criado no dia 19 de fevereiro de1998 a lei nº 9.160 que trata dos direitos autorais. Fica claro nessa Lei, que não se pode fazer uso de obras alheias, e fazer-se dono delas sem que haja uma punição.

    ResponderExcluir
  8. Carlos Engle: surgiu a pouco uma lei sobre direitos autorais na internet, mas que vem sendo modificada seguidamente. Quanto á segurança, é fator mais complicado, mas mesmo assim, acredito que os sitees estão cada vez mais seguros.

    ResponderExcluir
  9. 1-Direitos autorais na Internet: A novidade da Internet tem trazido alguma confusão no que se refere a propriedade de conteúdo disponibilizado on-line. Muitas vezes, pensa-se, erroneamente, que qualquer conteúdo disponibilizado na Internet passa a pertencer ao "domínio público", podendo ser livremente utilizado. Esse é um engano que já trouxe problemas sérios a pessoas que, por desconhecimento da lei, se apropriaram indevidamente de textos, imagens ou outros tipos de conteúdo disponibilizados na Internet. Mais grave ainda é a apropriação e utilização de produtos digitais comercializáveis.
    http://www.e-commerce.org.br/direito_autoral_na_internet.php

    2-Segurança na Internet: é um assunto que vem merecendo cada vez mais atenção do público em geral uma vez que hoje em dia, atacar e invadir computadores pessoais conectados na rede mundial não é apenas peraltice de adolescente "rebelde sem causa" mas também ação organizada de quadrilhas de fraudadores e estelionatários. Não raro, a mídia tem noticiado casos de internautas que foram lesados porque estas quadrilhas obtiveram acesso às suas senhas bancárias ou números de cartões de crédito, dentre outros.
    A melhor proteção é a prevenção e prevenção se consegue com informação. É claro que não se pode pretender que usuários da Internet se tornem especialistas em segurança de redes, mas adquirir um conhecimento básico que permita atingir um nível de proteção adequada é plenamente exequível.
    http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20050407.php

    ResponderExcluir
  10. Direito autoral ou direitos de autor são as denominações usualmente utilizadas em referência ao rol de direitos outorgados aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas). Neste rol encontram-se dispostos direitos de diferentes natureza. A doutrina jurídica clássica coube por dividir estes direitos entre os chamados "direitos morais de autor" (direitos da personalidade) e aqueles de cunho patrimonial.
    No Brasil, atualmente essa matéria é regulada pela Lei n.º 9.610[1], de 19 de Fevereiro de 1998.

    Com relação ao tema segurança na internet
    é preciso estar atento com o funcionamento do nosso prorpio computador. Cuidar com mensagens que se recebe, so abrir as que são de pessoas que conhecemos, cuidar ao navegar em certos sites, estar atento as senhas e estar smepre passando um bom programa de anti-viurs.
    Evitar usar computadores publicos para efetuar operaçoes pessoais como acessar sites de bancos ou os que solicitam um cadastro pessoal.Este são alguns dos procedimentos que procuro seguir.

    ResponderExcluir
  11. Direitos Autorais na Internet
    Art. 103- Quem editar obra literária sem autorização do titular, perde os exemplares e pagará os outros exemplares que já foram vendidos.
    Art. 105 - A transmissão e a retransmissão ao público de obras que forem violadas ou interrompidas pela autoridade judicial sem prejuízo, dependendo do tipo da violação.

    Segurança na Internet
    Os três requisitos básicos são: confidencialidade, integridade e disponibilidade.
    Violações (exemplo):
    * confidencialidade: alguém que lê sobre seu imposto de renda no seu computador.
    * integridade: alguém que altera seu imposto de renda no seu computador.
    * disponibilidade: meu provedor está sobrecarregado e eu naõ posso fazer a minha declaração.

    Somente alguém com segundas intenções mexeria no meu computador.

    Dicas de segurança:
    * criar uma senha para seu computador.
    * Manter a senha em segredo.
    * evitar utilizar na senha: nomes, sobrenomes, nº de telefones, datas de nascimento e placas de carros.
    * uma boa senha deve ter no minímo 8 dígitos (letras, números e símbolos).
    * a senha deve ser alterada numa frequência de 2 ou 3 meses.

    ResponderExcluir
  12. O direitos autorais lidam basicamente com a imaterialidade, principal característica da propriedade intelectual. Estão presentes nas produções artísticas,culturais, científicas etc. No Brasil, o direito autoral foi regulado até recentemente pela Lei 5 988 de 14 de dezembro de 1993. A partir de 19 de
    junho de 1998, entra em vigor a Lei 9 610 de 19 de fevereiro de 1998, a nova lei dos direitos autorais.
    O direito autoral se caracteriza por dois aspectos:
    1. O moral – que garante ao criador o direito de ter seu nome impresso na divulgação de sua obra e o respeito à integridade desta, além de lhe garantir os
    direitos de modificá-la, ou mesmo impedir sua circulação.
    2. O patrimonial – que regula as relações jurídicas da utilização econômica das obras intelectuais.

    Segurança

    Computadores domésticos são utilizados para realizar inúmeras tarefas, tais como: transações financeiras, sejam elas bancárias ou mesmo compra de produtos e serviços; comunicação, por exemplo, através de e-mails; armazenamento de dados, sejam eles pessoais ou comerciais, etc.

    É importante que você se preocupe com a segurança de seu computador, pois você, provavelmente, não gostaria que:

    * suas senhas e números de cartões de crédito fossem furtados e utilizados por terceiros;
    * sua conta de acesso a Internet fosse utilizada por alguém não autorizado;
    * seus dados pessoais, ou até mesmo comerciais, fossem alterados, destruídos ou visualizados por terceiros;
    * seu computador deixasse de funcionar, por ter sido comprometido e arquivos essenciais do sistema terem sido apagados, etc.

    Angela - EEB ABILIO CESAR BORGES

    ResponderExcluir
  13. OS DIREITOS AUTORIAIS DA INTERNET CONTÉM ARTIGOS QUE ESCLARECEM A QUALQUER DÚVIDA QUE TIVERMOS, BASTA LER A LEI Nº 9610 DE 19/02/98. AS PESSOAS ACREDITAM QUE TUDO O QUE TEMOS NA INTERNET É PATRIMÔNIO PÚBLICO.
    A INTERNET É UM DOS MEIOS MAIS IMPORTANTE DE COMUNICAÇÃO, É ACESSO IMEDIATO PARA PESQUISAR, CONVERSAR E MANDAR E-MAILS.
    MAS PARA ISSO TEMOS QUE TOMAR CUIDADO COM AS SENHAS, NÃO DEIXANDO REGISTRADA. PORQUE FICA DE FÁCIL ACESSO, E OUTRAS PESSOAS PODEM ACESSAR. REALMENTE O IDEAL É TROCARMOS DE SENHA DE 2 EM 2 MESES, PARA TOTAL SEGURANÇA.

    SOLANGE BROGNI DESTRO
    EEB ABÍLIO CÉSAR BORGES

    ResponderExcluir
  14. Direitos autoral da internet - erroneamente as pessoas acreditam que tudo o que temos na net é patrimônio público, mas como sabemos temos que nos informar, porque existem direitos autorais para isso basta lermos a lei nº 9610 de 19/02/98, contendo artigo que esclareçam as nossas dúvidas.
    Sabemos também que a internet é um dos meios mais importantes de comunicação, nos dando acesso imediato a tudo o que queremos pesquisar, divulgar, conversar, mandar e-mails.
    Mas para isso devemos tomar cuidado com senhas, pois outras pessoas podem ter acesso, realmente não é um meio seguro por isso temos que tomar bastante cuidado.

    MÔNICA DAL SASSO GHISLANDI
    EEB ABÍLIO CÉSAR BORGES

    ResponderExcluir
  15. Direito autoral na internet – Tudo o que encontramos na internet, ali foi postado por alguém. Alguém escreveu, e portanto, a ninguém é dado o direito de tomar como seu, o que ali encontra. Para haver o respeito necessário, há no Brasil uma Legislação acerca do assunto. Que bom! Domínio público até pode ser a visita a sites e blogs, mas daí a tomar posse, só para corruptos!

    Segurança na internet – Constantemente somos surpreendidos com noticias sobre invasões a computadores gerando prejuízos imensos a empresas ou particulares. A internet é uma rede onde milhões de pessoas estão conectadas simultaneamente e para que possamos estar seguros, necessário de faz que observemos as solicitações que nos são feitas! Os sites seguros, sempre nos dão dicas de como não sermos enganados. Nossas informações particulares não devem ser abertas para que aventureiros lancem mão! Ler antes de digitar quaisquer informações é muito importante e certamente poderá nos livrar de dores de cabeça indesejáveis!
    Graciela Maccarini
    EEB Abilio Cesar Borges

    ResponderExcluir
  16. Muitas vezes pensamos que qualquer conteúdo na internet passa a pertencer ao domínio público, ao qual é um engano pois o desconhecimento da lei pode trazer séries problemas as pessoas ao utilizar esses conteúdos.

    ResponderExcluir
  17. Direitos autorais na internet: Nada me pertence se não fui eu a escrever, portanto, não podemos invadir a internet e achar que tudo o que está ali não tem dono!

    Segurança na internet: É necessário que estejamos antentos para que não nos deixemos enganar por aqueles que fazem desta ferramenta uma forma de manipulação! Leia atentamente antes de passar suas informações!

    Rosangela Mezari - EEB Abilio Cesar Borges

    ResponderExcluir
  18. Direitos autorais - A legislçaõa é clara: Não podemos tomar posse do que está na internet, somente por que podemos acessar com facilidade! Tudo o que está ali foi publicado por alguém, portanto, não nos é dado o direito de excluir seu autor! A lei pune os que abusam! Fique atento!

    Segurança - Também precisamos estar atentos ao que buscamos na rede, já que há aqui também aqueles cujo interesse é burlar e roubar! Fique atento aos sites visitados e somente digite suas informações se confiar!

    Neusa Cristina Gava Nazario
    EEB Abilio Cesar Borges

    ResponderExcluir
  19. Direitos autorais - parece fácil acessar a internet e retirar dali tudo o que desejarmos, alegando ser de nossa autoria. Não é bem assim! A legislação é clara e constitui-se em crime! Fique atento!

    Segurança na internet - Nossos dados pessoais sãoi confidenciais! Precisamos estar atentos com relação a solicitações que nos são feitas e ao acesso a contas bancarias atraves da rede! Muitas vezes os interessados clonam sites e levam usuários menos atentos, ao constrangimento. Leia atentamente o que lhe é solicitado e procure ter certeza de que o site acessado é original!

    Neila Nuernberg
    EEB Abilio Cesar Borges

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Direitos autorais - Na internet, como fora dela, respeitar os direitos autorais é obrigação! Não podemos tomar posse do que não nos pertence!

    Segurança - Cuidar com os sites que visitamos e onde depositamos nossos dados pessoais é uma forma de prevenção para estarmos mais seguros ao navegar na internet!

    ADEMIR JOSE GAVA
    EEB ABILIO CESAR BORGES

    ResponderExcluir